fbpx

8 tradições brasileiras para atrair sorte no ano novo

Após um longo ano, estamos nos aproximando de dar adeus a 2020 e boas-vindas a 2021. Sem dúvida alguma, após um ano tão complicado, já tem muita gente procurando simpatias que prometem paz, sorte, dinheiro, amor e boas energias para os 365 dias do novo ano. Listamos algumas dicas de 8 tradições populares brasileiras e o que cada uma delas representa.

Após um longo ano, estamos nos aproximando de dar adeus a 2020 e boas-vindas a 2021. Sem dúvida alguma, após um ano tão complicado, já tem muita gente procurando simpatias que prometem paz, sorte, dinheiro, amor e boas energias para os 365 dias do novo ano. Listamos algumas dicas de 8 tradições populares brasileiras e o que cada uma delas representa.

Pular sete ondas

Uma das tradições mais populares no Brasil, tem origem nas culturas africanas. Para realizar a simpatia, a cada onda que pular, a pessoa deve fazer um pedido ou agradecimento. A tradição explica que o ritual oferece força para enfrentar os obstáculos do ano que chegou. 

Oferendas à Iemanjá

As religiões espíritas de origem africana consideram Iemanjá como a entidade protetora dos mares. Por isso, são feitas oferendas à rainha do mar em troca de proteção, paz e agradecer pelos desejos atendidos. As oferendas são colocadas em pequenos barcos e os itens ofertados podem ser itens de beleza, como colares e espelhos e rosas brancas.

Usar roupas brancas

Outra tradição muito popular no Brasil é o uso de roupas brancas na virada do ano. As triboos africanas usavam roupas brancas em certos rituais para buscar a paz e a purificação espiritual. No Brasil, o hábito de usar roupas brancas foi difundido por praticantes do Candomblé e é uma forma de buscar purificação e proteção para o ano seguinte.

Lingerie colorida

Se a tradição de ano novo é usar roupas brancas, para as “roupas de baixo” a regra é diferente. De acordo com essa superstição, usar uma peça íntima de uma determinada cor pode atrair bons fluídos para um certo setor da vida. O branco atrai paz, o rosa traz amor, o amarelo atrai riqueza, o verde fomenta a esperança e o azul traz boas energias e prosperidade.

Comer lentilha

Alimento popular nas ceias de réveillon, acredita-se que consumir lentilha na virada do ano traz boas energias. Porém, essa tradição possui algumas regras. Na hora de consumir a lentilha, você deve subir em um lugar alto, que pode ser uma cadeira, mesa ou degrau da escada. Feito isso, coma 7 garfadas de lentilha.

Comer sementes de romã

As simpatias com semente de romã são realizadas para atrair prosperidade e fartura. De acordo com essa tradição, você deve comer sete sementes de romã e guardá-las na carteira. No Dia de Reis, que é celebrado em 6 de janeiro, você deve embrulhar as sementes que foram comidas em um papel e colocá-las na carteira, com o intuito de atrair dinheiro. Vale lembrar que as sementes não devem ser mastigadas. Você deve comer apenas a polpa do Romã que envolve a semente.

Comer uvas

O costume de comer uvas durante a virada do ano tem origem na Espanha. A ingestão das uvas deve ser feita no momento em que o relógio marcar meia-noite. Deve-se ingerir as uvas a cada badalada do relógio, uma por vez, fazendo sempre um pedido. Não dá tempo de engolir as uvas entre uma badalada e outra, então a pessoa fica com a boca cheia de uvas, mas cuidado para não engasgar. Cada uva representa um mês do ano. Dessa forma, você irá atrair boas energias para o ano que começará.

Brindar com champanhe

Criado na região de Champagne, na França, o champanhe era uma bebida de custo alto, que era consumida apenas pelas famílias nobres da Europa. A bebida representa celebração e riqueza. Os supersticiosos costumam fazer um brinde e beber uma taça de champanhe logo no primeiro minuto do novo ano, como forma de celebrar o ano que se inicia e atrair sorte e prosperidade financeira.

Diante de todas essas tradições de Ano Novo, cabe a você escolher a superstição com a qual você se identifica e, dessa forma, atrair boas energias para o novo ano que começará.

Desejamos a todos um Feliz 2021!

Deixe uma resposta