fbpx

6 dicas para incentivar o comércio local

O comércio local é o combustível da nossa vizinhança e da economia. Separamos 6 dicas para incentivar o comércio da sua região.

O comércio local é o combustível da nossa vizinhança e da economia. Separamos 6 dicas para incentivar o comércio da sua região.

À medida que nossas vidas se tornam mais digitais, através de encontros virtuais, consumo por aplicativos e trabalho remoto, pode ser fácil nos esquecermos dos comércios do nosso bairro ou cidade.

A pandemia do coronavírus impactou o mundo de maneiras que jamais poderíamos ter previsto, e o fato de que os comércios locais são combustível para uma economia saudável em nossos bairros ainda é verdade. No entanto, sem a quantidade usual de clientes para cobrir as despesas gerais, como aluguel, salários e contas, as lojas, serviços e restaurantes locais correm o risco de permanecerem fechados para sempre.

Hoje, no Brasil, os pequenos negócios representam mais de 98% das empresas registradas e correspondem por mais de 50% dos empregos formais.

Então, separamos as 6 melhores dicas para você incentivar o comércio local da sua região.

Almoce ou jante em estabelecimentos locais

Se a sua situação financeira permitir, consumir em restaurantes, cafés e bares locais é uma boa maneira de incentivar os negócios gastronômicos da sua região. Isso ajudará a manter viva a cultura gastronômica do seu bairro.

Sempre quis experimentar um restaurante do seu bairro? Agora você pode aproveitar sem pegar filas, ou até mesmo pedir por delivery e aproveitar o conforto da sua casa. Com os restaurantes adicionando aos menus a possibilidade de retirar para consumir em casa, você será capaz de encontrar algo que agrade e caiba no seu bolso.

Compre do local – incentive os produtores da região

Se você está cansado de comprar em lojas lotadas, considere consumir nas lojas e comércios locais. Com muitos negócios disponibilizando vendas online, delivery e retiradas você pode evitar lugares lotados. Você não irá incentivar somente a venda dos produtos ou serviços dos negócios locais, mas também desenvolver uma relação com os comerciantes, produtores e distribuidores da região.

Comprando produtos em cafeteria e mercearias locais, você aumenta as chances desses negócios locais se manterem aberto nesses momentos cruciais.

Se dê presentes – compre cartões de presente

Embora as reuniões sociais tenham diminuído, aproveite as datas festivas de fim de ano e presenteie seus entes queridos. Um vale presente de um negócio local pode ser significativo esse ano. Você não terá apenas um belo presente, mas também compartilhará a comemoração com empresas locais, que ficarão entusiasmadas com o seu apoio.

Deixe comentários positivos – ajude a moldar a sua comunidade

O apoio financeiro é muito importante, mas não é tudo para ajudar os negócios locais – você pode ajudar toda a comunidade deixando avaliações online de serviços que você já usou.

Grandes reputações levam tempo para serem construídas e geralmente são resultado de um grande esforço. Os poucos minutos que você leva para deixar um comentário sobre um produto ou serviço pode ser determinante para um novo consumidor. Suas mensagens com elogios merecidos aumentarão a visibilidade da empresa, mas também servirão como impulso para autônomos e pequenos comerciantes.

Faça aulas virtuais – apoie professores autônomos

Muitos professores estão optando por transformar suas casas em estúdios de ginástica, escola de idiomas ou música, oferecendo aulas regulares online. As aulas virtuais não só eliminam a velha desculpa de estar muito cansado para ir para uma aula, mas também oferecem um verdadeiro sentido de solidariedade nesses tempos de isolamento. Ao se inscrever para aulas contínuas, você estará criando uma situação ganha-ganha, apoiando estúdios locais e professores autônomos, enquanto ganha novas habilidades durante o processo.

Cuide da comunidade – seja um vizinho, não somente um cliente

Se você está apoiando negócios locais, é provável que eles também sejam seus vizinhos. Embora vocês possam se conhecer somente dentro de um ambiente de negócios, os negócios locais também são dirigidos por pessoas – pessoas que provavelmente também estão com emoções intensas, assim como você.

Nestes tempos de incerteza, quando muitas coisas parecem frágeis, lembre-se de estender a mão às empresas locais, não apenas como cliente, mas também como um vizinho que cuida da comunidade. Cuidem uns dos outros e ofereçam ajuda onde puderem, como retirar pedidos ao invés de pedir entregas.

Não há dúvida de que as comunidades sempre são mais fortes juntas, especialmente em tempos como estes. Ao apoiar os negócios locais, você não apenas ajudará a manter o sustento da sua comunidade, mas também ajudará a garantir que seus negócios locais favoritos se mantenham abertos para recebê-lo.

Maquininha de Cartão Triboo PAX A920

Conheça as nossas maquininha de cartão e encontre a que mais combina com o seu negócio.

Deixe uma resposta