fbpx

Cartões de crédito, débito e pré-pago – qual a diferença?

Você usa pelo menos um deles todos os dias, mas você sabe qual é a diferença? Vamos entender quando devemos usar cada um deles para que você possa decidir qual é o melhor pra você.

Você usa pelo menos um deles todos os dias, mas você sabe qual é a diferença? Vamos entender quando devemos usar cada um deles para que você possa decidir qual é o melhor pra você.

No mundo todo, as pessoas costumam se confundir com o termo “cartão de crédito” – e é fácil entender o porquê. Enquanto cartões de crédito, débito e pré-pagos possuem muitas coisas em comum (como data de expiração, bandeiras como Mastercard, Visa e Elo e números de cartões) eles são bem diferentes.

Listamos o que os fazem diferentes e como escolher quando usar cada um deles.

Cartões de débito

Cartões de débito permitem você fazer compras e sacar com o dinheiro disponível na sua conta. No Brasil a maioria desses cartões são da Mastercard, Visa ou Elo e são aceitos em todo o território nacional.

Esses cartões estão ligados a sua conta corrente. Todos os pagamentos e saques são debitados instantaneamente da sua conta bancária. Então, não existe risco de você gastar mais dinheiro do que possui.

Se você tem este tipo de cartão, é recomendável checar regularmente os gastos em seu extrato bancário para que nada dê errado.

Alguns bancos oferecem linhas de crédito, como cheque-especial. Essas linhas sempre contém limites que você pode gastar e também possuem altas tarifas de juros baseadas no tempo e no montante que a conta ficou negativa.

Cartões de débito são os mais baratos do mercado e os mais populares. São perfeitos para uso no dia a dia, independente do seu orçamento.

Cartões de crédito

Cartões de crédito são bem diferentes dos de débito. Ao invés de ter o valor em sua conta corrente, os bancos ou instituições financeiras te disponibilizam um limite de crédito e te cobram o pagamento total ou parcial de uma fatura, uma vez por mês. Em outras palavras, você aguarda até o final do mês para pagar o que você já gastou. Normalmente, os bancos oferecem a possibilidade de você escolher qual a melhor data do mês para realizar o pagamento da sua fatura.

Dessa forma, o dinheiro que você gasta é emprestado para você pelo banco ou instituição emissora do cartão de crédito.

É por isso que estes cartões são chamados de cartão de crédito. Você também assina um contrato de crédito ao solicitar o cartão. Você junto com a emissora do cartão, escolhe um limite de crédito. É importante escolher um limite razoável e que leve em consideração a sua renda.

Se você optar pelo cartão de crédito, lembre-se de ser cuidadoso. Enquanto você tem a permissão de gastar o quanto quiser, você pode acabar gastando mais do que poderia.

É comum também que os cartões de crédito venham com tarifas anuais de administração. Portanto, é melhor ficar de olho em quanto você está gastando, para não ficar impossibilitado de pagar no vencimento.

Cartões pré-pago

O novo método de pagamento que não precisa de banco ou conta.

O que é um cartão pré-pago? Estes cartões permitem você gastar o seu dinheiro sem precisar estar ligado a uma conta no banco.

Normalmente, você pode fazer todas as transações que os cartões de crédito e débito: saques, transferências e pagamentos com cartões. Você só precisa abastecer o cartão. Uma vez que o dinheiro no cartão foi gasto, você só poderá voltar a usá-lo quando recarregar o cartão.

Com cartões pré-pago você não precisa abrir uma conta. O emissor do cartão irá fornecer uma carteira digital com uma conta online, onde você poderá visualizar todas as transações.

Você pode utilizar anonimamente os cartões pré-pagos – se carregar até R$ 4.999,99 por mês.

Os cartões pré-pagos possuem alguns limites mensais ou diários de saques, recargas e pagamentos. É importante checar as regras com o emissor do cartão.

Como escolher qual cartão devo usar?

Para entender melhor o que você precisa, listamos 3 informações que você deve considerar antes de escolher.

  • Checar onde o seu cartão é aceito. Você pode usá-lo em qualquer lugar que for? No Brasil ou no exterior?
  • Identificar as taxas e tarifas que podem ser cobradas pelo uso do cartão
  • Certifique-se de que o cartão atenda às suas necessidades financeiras.
Cartão de Crédito Triboo Pessoa Física

Solicite o seu cartão de crédito Triboo pré-pago internacional através do app.

Deixe uma resposta