fbpx

Varejo Digital x Varejo Físico: quais os impactos da pandemia no nosso consumo

A transformação digital trouxe diversos avanços nas formas de nos comunicar, consumir e vender. E a pandemia do Covid, somente auxiliou no impulsionamento desses avanços. Tais transformações estão obrigando o varejo físico a se adaptar aos novos padrões de consumo, criando um mercado conhecido como varejo 4.0.

A transformação digital trouxe diversos avanços nas formas de nos comunicar, consumir e vender. E a pandemia do Covid, somente auxiliou no impulsionamento desses avanços. Tais transformações estão obrigando o varejo físico a se adaptar aos novos padrões de consumo, criando um mercado conhecido como varejo 4.0.

Diferenças entre varejo digital e varejo físico

O que é varejo 4.0?

Essa nova era, conhecida como varejo 4.0, é uma verdadeira inovação na relação das empresas com os clientes. Através da implementação de novas tecnologias e criação de novas experiências, as empresas estão revolucionando os modelos de negócio e as jornadas de compra do consumidor.

Entre as vantagens, estão: rapidez, redução de custos e preços, disponibilidade e facilidade de pagamentos.

Comportamento do consumidor no varejo 4.0

A grande mudança no varejo está na ampliação dos canais de venda das empresas, aumentando as possibilidades de relação com os consumidores.

Por parte do consumidor, houve uma expansão na forma de pesquisar preços e realizar compras. O que era muito demorado e complicado, se tornou simples e rápido. As empresas que quiserem se manter no mercado, devem se adaptar a uma abordagem que impacta o consumidor em todas as etapas de compra. Atuando com lojas físicas, sites e até aplicativos. É preciso estar em múltiplos canais, se tornando omnichannel.

Os novos padrões de consumo, exigem uma maior agilidade e flexibilidade no processo de venda das empresas. Os clientes estão a todo momento sendo impactados nas redes por campanhas e promoções.

Os novos padrões de consumo

A experiência de compra tem sido levada em consideração tanto quanto a qualidade do produto ou serviço. Entre as novas tendências, vemos um forte aumento nas relações do consumidor com novas tecnologias, como totens de autoatendimento e inteligências artificiais, que tornam a experiência mais rápida e prática.

Entre essas mudanças, encontramos um novo modelo de mini mercados instalados em condomínios residenciais e com o conceito de honest market, onde o cliente não encontra atendentes ou funcionários e é responsável por toda a jornada de compra, através de totens ou do próprio celular. O que garante uma melhor experiência aos consumidores.

O varejo digital tem proporcionado diversas melhorias nas vidas das pessoas e você não deve deixar de se perguntar o que sua empresa está fazendo para auxiliar nessa transformação.

Conheça o cofre inteligente da Triboo e cuide do faturamento do seu negócio com rapidez e segurança.

Deixe uma resposta