fbpx

Dicas para organizar as finanças para os gastos de final de ano

O final do ano está chegando e junto com ele, as confraternizações, presentes, viagens, contas e os demais gastos que temos em todo final de ano. Para que não tenhamos surpresas desagradáveis no começo de 2021, separamos algumas dicas para ajudar na organização dos gastos nesse fim de ano e iniciar um novo ano com o orçamento equilibrado.

O final do ano está chegando e junto com ele, as confraternizações, presentes, viagens, contas e os demais gastos que temos em todo final de ano. Para que não tenhamos surpresas desagradáveis no começo de 2021, separamos algumas dicas para ajudar na organização dos gastos nesse fim de ano e iniciar um novo ano com o orçamento equilibrado.

Organize as finanças para os gastos de fim de ano

Quite as dívidas

É comum dos brasileiros utilizarem o 13º salário, o cartão de crédito e até mesmo empréstimos para fazer as compras de Natal e Ano Novo. Se você tem dívidas acumuladas, essa atitude pode se tornar uma bola de neve.

Para começar 2021 com o pé direito, é importante quitar as suas dívidas.

  • Faça um levantamento das contas atrasadas
  • Entre em contato com as empresas que deram origem à essas contas
  • Quite ou negocie esse débito

Fazer o levantamento de tudo que está atrasado é importante para que você consiga tomar melhores decisões para o seu final de ano: como comprar um presente ou fazer uma viagem.

Planeje os gastos

Quando o 13º salário cai na conta, pode parecer um “dinheiro extra” e provavelmente será muito tentador gastar tudo de uma vez. Mas, lembre-se que esse dinheiro pode ter um direcionamento mais eficaz para a sua vida financeira.

Listamos algumas das prováveis despesas de fim e começo de ano que você deve levar em conta:

  • Alimentação, roupas e transporte para as festas de fim de ano
  • Presentes e lembranças para amigos e familiares
  • Matrícula, uniforme e material escolar para quem tem filhos
  • IPVA e seguro para quem tem veículo
  • IPTU

Anotar estas e outras despesas pode te ajudar a planejar todos os seus possíveis gastos. Isso vai facilitar a sua organização financeira e te dar um panorama do que você terá de gastos nos próximos meses.

Crie listas de gastos

Principalmente nestes períodos, somos bombardeados com publicidade e promoções que nos incentivam a comprar cada vez mais.

Não se permita fazer compras por impulso. O ideal é fazer listas detalhadas com o valor que você tem pra gastar e descrever o que você precisa comprar.

Quanto mais detalhada for a lista, menor será a chance de comprar por impulso.

Dê presentes que cabem no seu bolso

Presentear é uma maneira maravilhosa de demonstrar carinho, ainda mais em um ano de pandemia. Porém, isso não significa que é necessário estourar seu orçamento e se endividar.

Existem diversas alternativas para presentearmos alguém sem ultrapassarmos o nosso limite de gastos.

O primeiro passo é estipular o valor máximo que você pretende gastar. A partir desse ponto você tem toda liberdade para pesquisar as melhores opções e também usar a criatividade em presentes personalizados.

Se possível, procure saber o que a pessoa que você vai presentear está precisando. Muitas vezes é melhor dar algo útil e baratinho do que algo caro e que não terá muita utilidade.

Antecipe suas compras

Quem deixa para fazer as compras de fim de ano de última hora pode esbarrar em vários problemas: os preços ficam mais altos, as lojas e shoppings mais cheios, as compras online não são entregues a tempo e as opções de presentes diminuem.

Se organize com antecedência, pesquise e compare preços, veja se vale mais a pena comprar na loja física ou pela internet e aproveite os descontos que antecedem as festas.

A Black Friday, que acontece agora no final de novembro, é uma ótima oportunidade para conseguir presentes incríveis e com grandes descontos.

Procure opções alternativas para se divertir e presentear

Tente pegar leve nas comemorações e procure opções de ceias e festas mais em conta. Se necessário, converse com seus amigos e familiares, certamente eles também vão gostar da ideia de economizar um pouco.

Algumas opções menos convencionais de comemoração:

  • Faça as comemorações e confraternizações dentro de casa, pois festas em bares e restaurantes podem acabar saindo muito mais caros.
  • Você não precisa comprar roupas novas para garantir bons looks. Dê atenção para as peças que você já tem e invista em acessórios para dar uma cara nova aos looks.
  • O amigo secreto pode ser uma boa opção para famílias muito grandes, assim todo mundo ganha presente, sem que você precise gastar tanto.

Procure pagar à vista para conseguir descontos melhores

Um dos erros mais cometidos pelos brasileiros é abusar do uso do cartão de crédito na hora de fazer as compras de final de ano. Na maioria das vezes, as pessoas realizam compras parceladas e levam um susto quando recebem a fatura.

Quando você realiza compras à vista você tem mais controle dos seus gastos e ainda pode conseguir bons descontos. Nunca se esqueça que o limite do cartão de crédito não é salário, e sim contas futuras a pagar.

Quando você entende essa noção, percebe que comprar tudo no cartão de crédito reduzirá o seu poder de consumo no próximo mês ou num momento de mais necessidade.

Assim, podemos deixar as compra no crédito para investimentos maiores – como uma TV ou geladeira nova – e as menores ficam com pagamentos à vista.

E se você não tem o dinheiro, talvez seja uma boa ideia repensar a compra.

Não empreste o seu cartão de crédito

Talvez essa seja a dica mais importante, junto com o pagamento das dívidas – não empreste o seu cartão!!!

Essa atitude é muito arriscada, mas um dos principais é o risco de ficar endividado com compras de outras pessoas.

Comece 2021 com o planejamento financeiro em dia

Não cometa o erro de pensar no planejamento do próximo ano somente após a festa de Réveillon.

Comece agora a planejar as suas metas e guarde um pouco de dinheiro para colocá-las em prática no tempo certo. Para isso, você pode contar com a ajuda de apps, blogs, planilhas online, videos no youtube ou até mesmo da boa e velha agenda.

Samsung Note 10 Aplicativo Conta Digital Triboo

Baixe agora o app e abra a sua conta digital

Deixe uma resposta