Ícone do site

Como guardar dinheiro: dicas inteligentes para fazer isso parecer fácil

Dicas inteligentes para ganhar dinheiro

Guardar dinheiro não precisa ser uma tarefa difícil. Nossas dicas vão te mostrar como você pode começar a guardar dinheiro hoje mesmo.

Apesar disso parecer complicado, economizar dinheiro não precisa ser difícil. Com as dicas que separamos para você, guardar dinheiro para o curto e o longo prazo será ainda mais fácil. Mesmo se você estiver com uma renda mais apertada, nós iremos te mostrar alguns métodos de como guardar dinheiro.

1. Não se pergunte como guardar dinheiro, mas o porque você quer guardar dinheiro

O primeiro passo para iniciar o seu planejamento é determinar exatamente o motivo que você quer acumular dinheiro. Identificar o que te motiva a guardar dinheiro, pode ajudar muito na criação de metas claras e alcançáveis. Isso te ajudará a seguir os seus objetivos mesmo quando as coisas não estão tão fáceis.

Separamos algumas perguntas para te ajudar na criação do seu objetivo:

Diferencie metas de curto e longo prazo

Uma vez que você já decidiu o porquê deve guardar dinheiro, a nossa próxima dica é dividir as suas metas em planos de curto e longo prazo.

Metas de curto prazo devem incluir:

Metas de longo prazo devem incluir:

Fazer uma combinação entre objetivos de curto e longo prazo faz os objetivos maiores não parecerem tão difíceis. Conforme você atinge as suas metas de curto prazo, percebe como é possível economizar dinheiro, fazendo com que seus objetivos de longo prazo pareçam mais alcançáveis.

Como guardar dinheiro de maneira realista

Antes de começar a economizar, você deve considerar metas realistas para o curto e o longo prazo. Não há nada mais desmotivador do que definir uma meta totalmente inatingível e vê-la se tornar cada vez mais impossível ao longo do tempo.

Uma boa dica para economizar dinheiro, é seguir o método SMART, do psicólogo americano, Edwin Locke. O método SMART consiste em definir a sua meta de acordo com 5 categorias. A sua meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e ter um prazo de conclusão. Se a sua meta estiver de acordo com estas 5 categorias, elas serão realistas o suficiente para que você comece o seu planejamento.

2. Acompanhe os seus gastos para criar um orçamento sólido

Temos alguma resistência em começar a anotar os nossos gastos, mas se queremos começar a guardar dinheiro de forma eficiente e simples, nós temos que entender exatamente o quanto ganhamos e gastamos todos os meses. A melhor forma de fazermos o acompanhamento da nossa renda é separando o orçamento em períodos mensais. Isso significa que devemos estar conscientes das nossas transações. Podemos acompanhar esses gastos anotando-os numa planilha, num app para celular ou na boa e velha agenda.

Separar as dívidas fixas das variáveis

Agora que você tem uma boa ideia de onde o seu dinheiro está sendo gasto a cada mês, o próximo passo é separar as dívidas entre as fixas e as variáveis.

Exemplos de dívidas fixas:

Exemplos de dívidas variáveis:

Dicas para reduzir os seus custos variáveis

Como os seus gastos fixos não oferecem muita flexibilidade para guardar dinheiro, você deve encontrar maneiras de economizar nos gastos variáveis. Isso não significa que você deve parar de sair e se divertir, mas isso significa que você deve estar consciente e agir de maneira inteligente com o seu dinheiro. Listamos algumas dicas para você considerar para diminuir os seus gastos variáveis:

3. Como guardar dinheiro com uma renda baixa – quanto devo guardar?

Após ter definido as suas metas, identificar o porque quer economizar e ter identificado os seus gastos fixos e variáveis de cada mês, é hora de decidir quanto você quer guardar mensalmente. É claro que isso vai variar de pessoa a pessoa, dependendo das metas definidas e da renda mensal de cada um. Mas, separamos dicas para guardar dinheiro de acordo com o seu estilo de vida.

Como guardar dinheiro: a regra do 50/30/20

A regra do 50/30/20 te encoraja a separar o seu dinheiro da seguinte maneira:

A regra 50/30/20 foi criada para ajudar pessoas com baixa renda a guardar dinheiro. Se você decidir por esse método, vale a pena automatizar a divisão desses valores todos os meses. Isso significa que a sua renda é dividida automaticamente no início do mês de acordo com a regra 50/30/20. Ao fazer isso, você só terá os 30% separados para os seus “desejos” em sua conta bancária, que você pode gastar ao longo do mês sem se preocupar se está gastando demais.

Como guardar dinheiro: orçamento base zero

O orçamento base zero difere bastante do método 50/30/20 porque analisa o gasto de cada centavo em uma tarefa específica. No final do mês as receitas menos as despesas devem ser iguais a zero. Não deve haver sobra de dinheiro na sua conta.

Esse método é recomendado para pessoas com alto controle dos gastos. Pois significa que você deve ajustar o seu orçamento para que você saiba exatamente o quanto está gastando com custos fixos, variáveis e o quanto está guardando por mês, até mesmo os centavos. Essa é uma abordagem muito direcionada para detalhes e significa que você deve estar atento a todas as suas transações mensais conforme elas acontecem.

Crie um fundo de emergência

A vida sempre vem com algumas surpresas, por isso é uma boa ideia ter um fundo de emergência para quando as coisas ficarem um pouco complicadas. Uma das melhores dicas de planejamento é se preparar para os meses que você não conseguirá cumprir o seu plano. Isso impede que você fique desmotivado e perca completamente o controle do seu orçamento.

Aqui estão algumas dicas para você criar o seu fundo de emergência:

Baixe agora o app e abra a sua conta digital

Sair da versão mobile