fbpx

Conheça os termos bancários mais usados no dia a dia

Os termos e siglas bancárias já são parte do nosso dia a dia, mas você conhece o significado de todos eles? Fizemos um glossário para você conhecer os mais usados pelos nossos clientes.

Os termos e siglas bancárias já são parte do nosso dia a dia, mas você conhece o significado de todos eles? Fizemos um glossário para você conhecer os mais usados pelos nossos clientes.

Conheça os termos bancários mais utilizados no dia a dia

Termos bancários

Ações

São conhecidos como “papéis” e representam uma parte do capital de uma empresa, e são negociados nas bolsas de valores, como a B3. Ao comprar ações (ou papéis) de uma empresa, o investidor se torna acionista e passa a ter uma fatia proporcional da organização.

Anuidade

São tarifas cobradas pelas instituições financeiras, para que os clientes possam ter um cartão de crédito. 

Aplicação

É o termo utilizado para o aporte de dinheiro em produtos de investimento, como CDBs e LCIs. 

ATM

ATM é a sigla em inglês para caixa eletrônico. São os terminais eletrônicos onde você pode realizar saques, depósitos, transferências e pagamentos.

Bandeira

São as empresas responsáveis pelos cartões que você usa no dia a dia, seja de crédito ou débito. Além disso, são responsáveis por fazer a comunicação entre o emissor (o banco) e o portador do cartão (o cliente).

Boleto de depósito

São boletos emitidos pelo titular da conta, para si próprio ou para terceiros, com o intuito de realizar uma recarga na conta. Esses boletos não incluem cobranças de juros ou multas.

Bolsa de valores

Local onde são negociadas as ações (ou papéis) das empresas de capital aberto, ou seja, as empresas que possuem ações listadas em bolsa.

B3

B3, Brasil, Bolsa, Balcão é a combinação entre a BM&FBOVESPA e a Cetip. É uma companhia de infraestrutura de mercado financeiro e a Bolsa de Valores oficial do Brasil.

Conta inativa

É uma conta que está há algum tempo sem movimentação. Na Triboo a conta sem movimentação não é encerrada, basta o cliente realizar uma recarga ou receber uma transferência que a conta é reativada.

Câmbio

São operações de compra e venda de moedas estrangeiras. O câmbio pode ser utilizado para enviar e receber remessas de outros países, e também fazer pagamentos no exterior.

D+0, D+1, D+2

Esses termos se referem aos prazos que determinada transação, como o pagamento de um boleto ou o recebível de uma maquininha de cartão, ocorra. D+0 significa que essa transação irá acontecer no mesmo dia. D+1 ou D+2 a transação irá ocorrer em um ou dois dias depois de ser efetivada.

Débito automático

São agendamentos para que pagamentos de tributos ou contas de consumo aconteçam de forma automática, com débito na conta do cliente.

Domicílio Bancário

É a conta que o cliente indica para receber os créditos das vendas realizadas nas maquininhas de cartão. A conta obrigatoriamente precisa ser da mesma titularidade do CPF ou CNPJ cadastrado na maquininha.

Financiamento

Trata-se de um crédito para a compra de um determinado bem, como um carro ou uma casa. O pagamento é feito em parcelas, e normalmente com prazos longos.

Internet Banking

Site em que o cliente acessa e consegue fazer as transações bancárias. Cada banco possui o seu próprio Internet Banking.

IOF

Sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. O IOF é um imposto federal que incide sobre algumas operações de crédito, câmbio, seguro ou títulos e valores mobiliários.

IPO

IPO é a sigla em inglês para Initial Public Offering (ou “Oferta Pública Inicial”) e constitui no processo de uma empresa de capital fechado oferecer ações no mercado pela primeira vez. 

Ao fazer isso, a empresa busca trazer sócios para o negócio, uma vez que ao comprarem ações daquela empresa, os investidores se tornam proprietários de uma parte dela.

No Brasil, o IPO é feito na B3, em São Paulo.

Lançamentos futuros

São valores que serão creditados ou debitados de uma conta futuramente. Esses valores aparecem antecipadamente no extrato, com a informação da data que irá ocorrer o débito ou crédito.

PIX

É um meio de pagamento eletrônico e instantâneo, lançado recentemente pelo Banco Central, que permite a transferência de recursos entre contas de diferentes instituições, em poucos segundos e a qualquer hora do dia.

TED

É a sigla para Transferência Eletrônica Disponível. É uma modalidade de transferências entre duas instituições financeiras. A TED pode demorar até 60 minutos para ser compensada, não possui limites e para compensação no mesmo dia, devem ser feitas até as 17h e em dias úteis.

Agora que você conhece os termos bancários

Acreditamos que agora você já está mais familiarizado com os termos bancários, depois de ler este glossário com palavras que estão presentes no nosso dia a dia.

Mas se ainda tiver alguma dúvida, pode contar com a gente!

Samsung Note 10 Aplicativo Conta Digital Triboo

Abra a sua conta digital na Triboo e faça transferências, emita boletos e pague contas através do seu smartphone.

Deixe uma resposta