fbpx

Dicas para comprar com segurança na Black Friday

A Black Friday 2020 acontece na próxima sexta-feira e por conta da pandemia de covid-19, esta edição deve ser mais digital do que as anteriores, seguindo o comportamento dos consumidores que passaram a consumir mais pela internet.

A Black Friday 2020 acontece na próxima sexta-feira e por conta da pandemia de covid-19, esta edição deve ser mais digital do que as anteriores, seguindo o comportamento dos consumidores que passaram a consumir mais pela internet.

Comprar com segurança na Black Friday

Nós sabemos que além de boas promoções e preços incríveis, infelizmente, na Black Friday também encontramos sites não confiáveis, falsas promoções e anúncios fraudulentos. Então, para você comprar com segurança no dia 27 de novembro, confira a lista de dicas que separamos para você não cair em nenhum destes golpes.

Acompanhe o histórico de preços dos produtos

Se você já fez a lista do que deseja comprar na Black Friday, vale muito a pena acompanhar os preços dos produtos nos dias que antecedem a promoção. Analisando estes preços, você consegue entender o preço real do produto e evitar cair em golpes que oferecem um valor muito abaixo do praticado normalmente e evitar comprar um produto que na verdade não possui desconto.

Por mais que na Black Friday apareçam boas ofertas, aquela televisão de R$ 3 mil dificilmente será vendida por R$ 800.

Acompanhe o preço dos produtos, visite sites de grandes empresas e anote os preços, principalmente nos dias anteriores à Black Friday.

1. Fique atento ao preço final

Preste muita atenção ao seu carrinho de compras. Algumas lojas mostram uma super promoção, mas quando a compra é efetuada, o valor a ser pago aparece sem o desconto promocional.

Apesar de infringir o Direito do Consumidor, você pode ter muita dor de cabeça para ter o seu dinheiro de volta. Portanto, antes de finalizar a sua compra, lembre-se de conferir se o preço final é o mesmo que você viu na oferta.

Fique atento ao preço do produto. É comum que o valor do frete seja adicionado ao valor final da compra. Para não ter nenhuma dúvida, veja com atenção o valor do frete e do produto. Se tudo estiver de acordo, pode seguir com a finalização da compra, porém, se houver alteração no valor, recomendamos abrir uma reclamação no Procon do seu estado.

2. Cuidado com e-mails e redes sociais

Um dos golpes mais comuns da internet é o “phishing” – o golpista se passa por atendente de uma empresa/loja, por exemplo, e induz a pessoa entregar seus dados na hora de comprar um produto.

A pessoa acredita que está preenchendo um cadastro, mas na verdade está preenchendo dados para fraudadores. Os links das páginas para esse tipo de golpe, geralmente são enviados pelas redes sociais, emails ou até mesmo por Whats App e SMS.

3. Verifique o endereço do site antes de preencher os seus dados

Para enganar os usuários e fazê-los preencher informações em páginas falsas, golpistas costumam usar variações de nomes – adicionam uma letra ou palavra – em endereços de e-mails ou nomes de sites.

Neste tipo de golpe, os fraudadores tentam fazer com que o cliente forneça dados do cartão de crédito ou acesso ao login e senha de sites conhecidos para acessar o cadastro verdadeiro, fazer compras e ter acesso a dados pessoais.

Como checar se um site é confiável?

Os golpes podem enganar até os olhos mais atentos. No entanto, é possível tentar se precaver:

  • Ficou em dúvida com o endereço que recebeu por email? Feche a página e acesse o site da marca direto do seu navegador;
  • Confira se existe um cadeado em frente ao endereço do site na barra de endereços do seu navegador;
  • Também vale consultar o Procon, que sempre atualiza a lista de sites não confiáveis.

4. Cuidado com os boletos

Muitos sites fraudulentos enviam boletos para o seu e-mail mesmo que você não tenha finalizado a compra ainda. Nessa época do ano, com uma quantidade maior de compras por boletos na internet, golpistas tentam enganar os consumidores mandando boletos falsos que se parecem com o de grandes marcas.

É uma tática aparentemente fácil de perceber, porém, basta um minuto de desatenção e você pode acabar pagando um boleto falso. Sempre verifique os boletos, os valores e os emissores para não cair neste tipo de golpe.

Para ter ainda mais segurança nas suas compras, vale a pena optar em realizar a compra pelo cartão de crédito. Assim, caso você tenha problemas com a compra, é mais fácil suspender o pagamento e cancelar a compra.

5. Cuidado com as promoções “imperdíveis”

Desconfie quando a oferta for muito abaixo do mercado, especialmente em casos de eletrônicos e pacotes de viagens.

Golpistas costumam dar ênfase a grandes ofertas para atrair clicks – por isso, tenha cuidado ao acessar páginas com ofertas boa demais para serem verdade.

Desconfie desse tipo de promoção, pesquise o preço em outros sites e veja se a oferta não está exagerada comparada ao preço da concorrência. Também dê uma olhada na lista de sites não recomendados do Procon e verifique a recomendação no Reclame Aqui.

6. Não confirme tudo pelo telefone

Tome cuidado ao passar informações em telefonemas que pedem confirmação de dados – principalmente de senhas.

Lembre-se: nenhuma instituição financeira pede a confirmação de senhas por telefone.

Se ficar em dúvida sobre o contato, desligue o telefone, acesse a página oficial da empresa e ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

7. Evite compras em Wi-Fi públicos

Uma conexão de internet comprometida também pode ser porta de entrada para golpes. Ao fazer compras em wi-fi públicos, por exemplo, você nunca sabe ao certo quão expostos estão seus dados.

Evite realizar compras quando estiver conectado à internet de locais públicos, como shoppings, restaurantes e cafés.

Compre com segurança nesta Black Friday

Agora que você já sabe como se prevenir das tentativas de golpes, comece a pesquisar seus produtos e acompanhar as ofertas que virão por aí!

Maquininha de cartão Triboo Pax S920 A920 D150 e Gerenciador Financeiro

Venda online com segurança através das redes sociais e WhatsApp.

Deixe uma resposta